| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

resumo

Page history last edited by PBworks 16 years, 5 months ago

Água: Recurso limitado.

 

        A água,era um recurso que se considerava infinito até certo tempo atras.Ainda hoje, existem pessoas que não se dão conta que a água é um bem que pode acabar muito antes do que pensamos.Para que isso não aconteça,são necessárias várias campanhas de conscientização em todo o mundo.

 

       Segundo a ONU, 1,1 bilhão de pessoas vivem sem acesso adequado à água.O número pode chegar a 3 bilhões em 20 anos. A escassez é causada pelo alto consumo, pela distribuição irregular, pela poluição e pelo desperdício.

Segundo dados,a Terra tem 1,5 bilhões de quilômetros cúbicos de água,que cobrem 3/4  de sua superfície de 510  milhões  de quilômetros quadrados.Mas apenas uma pequena parte, ou seja,9 mil quilômetros cúbicos,está disponível para consumo,irrigação agrícola e uso industrial.

 

       A crescente escassez de água faz aumentar o interesse pelos aqüíferos - extensas reservas subterrâneas que correspondem a 97% da água doce do planeta. Porém, os mesmos, já tem sentido o efeito do consumo excessivo, visto que especialistas calculam que em torno de 160 mulhões de metros cúbicos de água são retiradas anualmente desses depósitos.

Aqui na América do Sul, existe o aqüífero Guarani, que é nossa principal reserva de água doce. Dois terços dele estão localizados no Brasil e o restante, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai.

 

      Somente a educação pode evitar a futura falta de água. Devemos ter consciência que depende de nós o futuro das próximas gerações, no que diz respeito aos recursos naturais, principalmente a água.

A cada ano o consumo de água vem aumentando rapidamente. Porém, com o aumento do consumo acompanham vários problemas:contaminação das águas, restringindo o seu uso; a seca, em determinadas regiões do mundo, na qual afeta diretamente a população que sofre, e a própria economia local, principalmente a agricultura.

A escassez da água, já é, portanto, um problema real, que pode ser tornar catastrófico, se não houver a cooperação da população mundial.

 

A água e o ser humano

 

      A água, como já vimos, é essencial ao ser humano e a todos os seres vivos. O citoplasma das células contém entre 60% e 90% de água. O embrião humano encerra 90% ou mais de água, e no adulto a quantidade de água é de 65% a 70%. O conteúdo de água é elevado no sangue, no fígado, nos músculos e na pele, e muito baixo nos ossos. O teor deágua no organismo diminui progressivamente com a idade . Se perdermos mais água do ingerimos, nossa saúde poderá ser gravemente prejudicada.

 

Poluição da água

 

     A poluição da água é um dos grandes problemas da atualidade. A incorporação à água de materiais estranhos como microoorganismos, produtos químicos, resíduos industriais e de outros tipos, ou esgoto doméstico. Todos esses elementos deterioram a qualidade  da água e a tornam inútil para o consumo.

 

      O calor também pode ser considerado um agente contaminador quando se verte em cursos naturais a água usada para a refrigeração de fábricas e centrais energéticas; a elevação da temperatura tem efeitos nocivos sobre a fauna e a flora aquáticas.

 

      Os efeitos da conataminação da água podem ser preocupantes quando atingem as águas correntes superficiais e as águas subterrâneas, cada vez com uma maior carga de águas residuais, tanto domésticas quanto industriais, além de contaminantes provenientes da agricultura, granjas, etc.

 

      Com isso, ocorrem efeitos que incluem os que afetam a sáude humana, como conseqüencia da presença na água de altos níveis de certos tóxicos, e os que supõem a alteração dos ecossistemas aquáticos com uma redução na riqueza de espécies.

 

As Saídas

 

      Se a humanidade não acordar para o problema sério em que nos encontramos, não só iremos perder nossa água como também, todo o meio ambiente que está ao nosso redor.

Será necessário que todos os países do mundo unam esforços e encontrem soluções para que nosso planeta continue a ser maravilhoso e habitável.

 

      Os países desenvolvidos adotam programas de educação e reciclagem do consumo em todas as áreas.Esperamos que os demais países do mundo também consigam conscientizar suas populações, visto que países pobres são os que mais sofrem com a falta de água limpa para o consumo.

 

      A ONU instituiu entre 2005 e 2015, a Década Internacional da Água pela Vida, durante a qual líderes mundiais devem concentrar esforços para diminuir pela metade a parcela da população sem acesso adequado à água potável nem a saneamento básico. Além disso, em 2004, a organização criou o Dia Mundial da Água(22 de março), sendo que todos os anos nessa data são promovidas campanhas e ações para a preservação dos recursos hídricos.

Esperamos contar com soluções práticas e rápidas para que nós e as futuras gerações não soframos com a falta de água.

Uma das principais maneiras de evitar o desperdício e a escassez da água é economizando. Por exemplo, lavando calçadas e irrigando jardins, com água da chuva ou água de qualidade inferior, como o esgoto doméstico tratado. Nas indústrias, o esgoto tratado também pode  retornar  ao processo produtivo. Outro jeito é evitar a contaminação das águas superficiais e dos lençóis freáticos por esgotos e produtos químicos .

A natureza agradece.

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.